Como Definir a Buyer Persona

Como Definir a Persona

Defina Sua Persona Para Ter Mais Resultados no Seu Negócio

Se você tem ou quer ter presença nas redes sociais ou nos canais de buscas como Google, com fins comerciais, já deve ter ouvido falar de termos como persona ou pelo menos de público-alvo.

Neste artigo vamos falar sobre Buyer Persona (ou pessoa que compra).  

Definir a Buyer Persona é importante para que você tenha mais resultados nos seus anúncios e possa ter um retorno sobre o seu investimento (ou ROI) mais efetivo.

Ou seja, você vai gastar menos em anúncios para ter um resultado mais efetivo e direcionado para o público correto.

O que você acha de ter mais vendas mesmo gastando menos?

É o que todo mundo quer né…

Para isso acontecer, um dos passos mais importantes é ter uma persona muito bem definida.

O maior erro que se pode cometer em anúncios e campanhas on-line é imaginar apenas o que se convencionou chamar de público alvo e querer ter resultados reais.

A definição de público alvo costuma ser muito superficial e pouco efetiva.

Existe uma diferença fundamental entre público-alvo e persona.

Público-alvo tende a ser mais genérico, baseado sempre em características médias e gerais do tipo “homem que mora em São Paulo entre 30 e 35 anos”.

Essa definição pode ser importante para campanhas off line, já que você utiliza apenas um tipo de anúncio para falar com muitas pessoas.

Isso é o que acontece com outdoor ou panfletos por exemplo. Aquele mesmo material tem que ser útil e eficiente para uma gama muito grande de espectadores.

Na internet, a gente tem a oportunidade de falar com cada perfil especificamente e fazer um anúncio para cada perfil (ou persona). Isso aumenta em muito a chance de fazer a conversão no funil de vendas e consequentemente a venda.

Para definir a Buyer Persona você terá que refletir e se dedicar um pouco mais do que para definir seu público alvo.

Será necessário responder perguntas mais profundas e específicas sobre quem é o seu cliente ideal.

É recomendado que você inclusive dê um nome e uma fisionomia para esse cliente, pesquisando imagens na própria internet que identifique cada persona que você cria.

Quanto mais detalhado melhor.

Isso porque ao direcionar os anúncios, poderemos utilizar essas informações para configurar para quem eles irão aparecer. Aí a chance de conversão é muito maior.

Além disso, é possível direcionar o criativo e as artes para conversarem melhor com a persona a quem se destina.

Não existe uma fórmula mágica.

Eu gosto de começar pelo básico.

Responda perguntas como nome, idade, onde mora (município, casa ou apartamento, casa de familiares), se é casado ou casada, quantos filhos têm, se gosta de animais, onde trabalha. Isso vai dar uma boa noção sobre quem é essa pessoa. São as perguntas demográficas.

Mas não é só isso.

Responda também questões como, do que ele gosta, quais são seus objetivos de vida, em que estágio da vida está, se está em transição de carreira ou prestes a se aposentar por exemplo, o que gosta de comer ou o restaurante que gosta de ir com a família e os amigos nas horas de lazer. Estas são questões mais profundas e reflexivas.

Quais são os hábitos dessa pessoa? Ela gosta de correr, andar de bicicleta ou maratonar na Netflix? Quais são as necessidades dela?

Quais são os seus objetivos de vida? O que essa pessoa busca? Quem ela segue ou quem são suas referências?

Percebe como a descrição de persona é muito mais precisa e elaborada? Muito mais realista do que só dizer “homens e mulheres entre 20 e 50 anos”.

Para cada produto ou serviço do seu negócio, o recomendado é ter entre 1 a 3 personas.

Imagina que você está descrevendo um amigo. É o que deveria ser… Ninguém melhor do que VOCÊ para descrever quem é a pessoa que realmente compra o seu produto ou serviço, certo?

E quanto mais informações você puder agregar melhor.

A definição de persona pode ser útil não só no marketing digital, mas também no seu negócio como um todo. Através dela você pode desenvolver novos produtos e serviços, novas soluções, novos meios de comunicação ou inovação etc.

É para essa persona que você deve olhar sempre que for pensar o seu negócio e se posicionar no mercado.

Alguns cuidados que você deve tomar:

Não vá no achismo. Se você não sabe quem é seu cliente, então pesquise um pouco nas últimas vendas que você fez no último mês ou semestre, por exemplo. Você vai ver que vai encontrar muita informação preciosa lá.

Não se preocupe com o certo e errado. Responda quantas perguntas você considerar necessário para descrever quem é essa persona. O que importa é entender e conhecer melhor esse “seu amigo” que compra de você.

Dedique-se a fazer um perfil o mais próximo do real possível. Lembre-se que é com base nessas informações que os seus anúncios deverão ser criados e patrocinados.

De tempos em tempos revise sua persona. Isso porque o seu público pode ir (e irá) se modificando. Todos estamos em constante mudança e evolução né. Então, o que você queria e consumia a 5 anos não necessariamente é o que você quer agora certo?

Continue olhando para o seu público e atualizando sua persona. Isso vai fazer com que você tenha um processo de melhoria contínua no seu marketing digital e no seu negócio.

A definição de Persona não serve somente para o marketing digital. Através dessa definição você poderá entender melhor as ações que precisam ser feitas para ter mais resultados, desenvolver novos negócios, atingir novos objetivos e quem sabe até criar outros produtos para aumentar sua receita com seu cliente.

E aí, vamos começar?

Clique Aqui e você será direcionado para um questionário exclusivo que criamos para te ajudar a definir sua primeira persona.

O questionário é totalmente gratuito e vai te guiar na definição da persona ideal para o seu produto ou serviço.

Ao final você receberá um documento no seu e-mail com todas as informações organizadas para que você possa consultar sempre que necessário.

Aproveite sua jornada e bons negócios.

https://www.youtube.com/embed/bwe-P-xkabE
Como Definir a Persona
Thiago Pietschmann

Thiago Pietschmann

Curioso e inquieto sobre cultura organizacional, neuromarketing, gastronomia e corrida de rua. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e em Marketing Estratégico. Mestrando em Administração. Gestor de CS e Estrategista de Marketing na Maestria Agência Digital. Colunista e Consultor de Negócios Independente. Quer falar comigo? Envia um e-mail para cs@maestria.me que eu te respondo.

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